Histórico e Evolução

O PPGAA iniciou suas atividades em 2010. Sua criação foi motivada pelas seguintes constatações: (i) a atividade agrícola causa impactos de diferentes ordens, alguns positivos e outros negativos, na economia, na organização social e no ambiente; (ii) a agricultura brasileira desempenha papel fundamental na economia do país, e a ampliação de sua competitividade e sustentabilidade relaciona-se aos avanços científicos e à disponibilização de tecnologias para o setor produtivo, os quais devem contribuir para a diminuição das desigualdades regionais e para o desenvolvimento nacional; (iii) a intensificação das atividades agrícolas, fundamentais para o desenvolvimento do país, tem provocado, em muitas áreas, processos de degradação que comprometem a produtividade das terras, a qualidade dos ecossistemas e de paisagens regionais, com impactos negativos no ambiente, na economia e na organização social de regiões afetadas; (iv) a Pós-Graduação é um excelente ambiente para atualização, criação e motivação, no sentido de superar desafios, visando a geração de alternativas técnicas para os sistemas produtivos e para o avanço do conhecimento técnico-científico; (v) atualmente, no mercado de trabalho, observa-se uma crescente necessidade de profissionais com formação técnico-científica sólida, preparados para atuar em atividades relacionadas à sustentabilidade de ecossistemas agrícolas, em órgãos públicos, privados e no terceiro setor, e (vi) apesar do desenvolvimento agrícola futuro necessitar pautar-se em práticas e técnicas ambientalmente adequadas, historicamente os Programas de Pós-Graduação na área de Ciências Agrárias não dão o devido destaque à sustentabilidade de ecossistemas agrícolas

Desde a sua criação, o PPGAA passou por algumas modificações importantes, como a redução do número de Linhas de Pesquisa (de três para dois) e a elaboração de um novo Regimento Interno. Uma importante motivação para a elaboração do novo Regimento Interno foi a inclusão da disciplina obrigatória “Método Científico”, que abrange uma parte teórica e outra prática, na qual o aluno desenvolve seu projeto de pesquisa usando o método científico de teste de hipótese e a inovação.

Outra preocupação do PPGAA tem sido inserir socialmente o Programa e promover maior interação com a Educação Básica. Para isso, os alunos são incentivados a participar de atividades de extensão, principalmente as relacionadas à divulgação de conhecimento por meio de eventos científicos, e a organizar visitas técnicas de escolas da região à UFSCar campus Araras. Por último, o PPGAA implementou um contínuo processo de Autoavaliação envolvendo discentes e docentes. O método de Autoavaliação do PPGAA é descrito no documento “Plano Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente”.